Sem categoria

Gayle Forman – Apenas um Dia (desafio literário)

apenas um dia

Título Original: Just one day

Autor: Gayle Forman

Tradução: Ana Paula Doherty

Editora: Novo Conceito

Páginas: 384

Ano: 2014

ISBN: 9788581634500

Trecho do livro

Allyson Healey é uma garota absolutamente organizada, cada detalhe de sua vida foi planejado cuidadosamente e por tanto é seguido, até aquela viagem, até aquele dia.

Aos dezoito anos ela está numa viagem de formatura com sua melhor amiga Melanie, conhecendo a Europa, tudo caminha de acordo com o programado, até que ela esbarra com Willem, um ator de uma trupe de teatro que a convida a mudar seu programa, largando Hamlet para assistir Noite de Reis ao ar livre, pelas ruas de Stratford Upon Avon e o inesperado acontece, o primeiro passo para uma longa jornada de apenas um dia.

Se o tempo pode ser fluido, então talvez algo que seja apenas um dia possa continuar para sempre.

Após a noite da apresentação Allyson jura que nunca irá reencontrar Willem, mas na manhã seguinte lá esta ele julgando seu café da manhã e convidando-a  a visitar Paris, a cidade onde ela sempre quisera estar, mas por apenas um dia. Num impulso Allyson deixará a minuciosa agenda de lado para ser Lulu, a garota que diz o que quer, vai aonde quer e com quem quer.

As vinte a quatro horas em Paris começam a correr, e de repente Allyson descobre que vivera mais naquele dia, do que em qualquer outro anterior.

Parte de mim sabe que mais um dia não servirá para nada além de postergar o coração partido. Mas outra parte de mim pensa diferente. Nascemos em um dia. Morremos em um dia. Podemos mudar em um dia. E podemos nos apaixonar em um dia. Qualquer coisa pode acontecer em um dia.

Carregado de paisagens maravilhosas o leitor é convidado a acompanhar Allyson e Willem por Paris, vivenciando o amor que aos poucos e rapidamente domina-os, mais do que sobre paixão o livro trata de libertação, sobre viver e correr atrás dos seus desejos, em conhecer seu verdadeiro eu e não escondê-lo.

Me apaixonei pelo livro, poder estar em Paris, Amsterdã, Nova York na companhia de Allyson foi duro, mas ao mesmo tempo divertido. É nítido o amadurecimento da personagem que nos prova que as vezes é necessário brigar com o mundo para se descobrir. Quanto a Willem, por vezes me assustou, magoou, mas acima de tudo fez com que me apaixonasse pela história.

Então alguém apareceu e me mostrou que havia uma porta no quarto. Uma porta que eu nunca vira antes. E ele a abriu para mim. Segurou minha mão enquanto eu a atravessava. E, durante um dia perfeito, fiquei do outro lado. Estava em outro lugar. Era outra pessoa.

Quanto a diagramação, gostei das páginas estarem simples, é uma coisa que sempre ressalto, páginas amareladas e simples ajudam na leitura, a fonte utilizada assim como seu tamanho são super agradáveis, a única coisa de que não gostei foi da capa, mas não é nada berrante.

4

*Desafio Literário: Um livro que se passa em um lugar o qual você sempre sonhou em visitar.

4 comentários em “Gayle Forman – Apenas um Dia (desafio literário)

    1. Até agora não me decepcionei com a escritora, qualquer uma das história que você ler, provavelmente vai se apaixonar. O incrível desse livro é que Allyson nos leva a conhecer uma Paris de fato parisiense e não turística. =)

      Curtir

Deixe um comentário

