Sem categoria

Veronica Roth – Divergente

divergenteTítulo original: Divergent

Divergent: #1

Autor: Veronica Roth

Editora: Rocco

Páginas: 504

Ano: 2012

Em uma Chicago futurista, para evitar desavença e promover paz à sociedade passa a ser dividida em cinco facções – abnegação, audácia, erudição, amizade e franqueza – cada uma representando uma virtude, facções essas que embora colaborem para uma mesma cidade, em diferentes setores, não se permutam.

Os que culpavam a agressividade formaram a Amizade.

Os que culpavam a ignorância se tornaram a Erudição.

Os que culpavam a duplicidade fundaram a Franqueza.

Os que culpavam o egoísmo geraram a Abnegação.

E os culpavam a covardia se juntaram à Audácia.

As crianças desta sociedade são criadas nas facções de seus pais até os dezesseis anos, quando são submetidas a um teste de aptidão pra saberem com qual facção se identificam mais, após esse teste elas deverão escolher se continuaram em sua facção raiz ou se migraram para outra em uma cerimônia de iniciação.

Após a cerimônia, cada indivíduo seguirá com sua nova facção, onde passara por treinos e testes que concluíram se poderá ou não ser iniciado, caso não atinja as expectativas é rejeitado, jogado a margem da sociedade, tornando-se um sem-facção.

É nesse contexto que a protagonista Beatrice – Tris – Prior se encontra, nascida na Abnegação, tem de escolher se permanecera ao lado de sua família ou se os abandonará para expor o que realmente é. Sua escolha fica ainda mais complicada quando seu teste é inconclusivo, fazendo dela uma divergente.

facções

     Sabe aquele livro que você lê sem parar e quando chega às últimas páginas você não quer terminar porque não quer abandonar a história? Pois é, Divergente é exatamente este tipo de livro.

Divergente faz seu coração acelerar a cada página, é instigante e completo, com direito a ação, suspense, aventura e um toque de romance – sem ser meloso –, com personagens bem descritas e cenários que se constroem em sua mente.

Veronia Roth faz um excelente trabalho mantendo o ritmo durante todo o livro. Além do mais, a protagonista luta a todo instante para conquistar seu lugar, dona de uma personalidade forte, Tris é humanamente palpável.

5

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s