Sem categoria

Jay Asher – Os 13 porquês (Desafio Literário)

os 13 porquêsTítulo original: Thirteen Reasons Why
Autor: Jay Asher
Páginas: 256
Ano: 2009
ISBN:  9788508126651
Tradutor: José Augusto Lemos
Ao chegar em casa após um dia comum, Clay Jensen recebe uma correspondência anônima contendo sete fitas cassetes, curioso com o pacote inusitado logo procura uma forma para ouvi-las. O que Clay não esperava entretanto, era ouvir a voz de Hannah Baker, a garota por quem se apaixonou no colégio e também a garota que cometeu suicídio duas semanas antes.Cada lado das sete fitas contém uma mensagem gravada que Clay junto ao leitor descobre ser a enumeração dos motivos que levaram Hannah a tomar uma decisão tão extrema e da qual, de alguma forma Clay assustadoramente faz parte.
Eu queria contar tudo pra você. E isso machucava, porque algumas coisas eram assustadoras demais. Algumas coisas nem eu entendia.
Em ‘Os Treze Porquês’ mergulhamos noite adentro com Clay, seguindo os comandos de Hannah que nos levará a conhecer lugares, pessoas, situações e sentimentos que a levaram escolher o fim, o autor consegue criar uma ligação do leitor com Hannah, nos fazendo sofrer tanto quanto Clay ao “ouvir” as confissões.

… Eu gostei da Hannah que conheci. Talvez eu pudesse até amá-la. Mas você tomou a decisão de não deixar acontecer, Hannah. Foi você quem decidiu.

Quanto mais avança na leitura, mais o leitor se da conta de que Hannah é real, ela pode ser qualquer garota ou garoto vítima de “apenas uma brincadeira” que logo virou um boato maldoso, tornando essa Hannah carregada de inseguranças e temores.
– Como você está se sentindo hoje?
– Neste exato momento?
– Neste exato momento.
– Neste exato momento, me sinto perdida, eu acho. Meio vazia.
– Vazia como?
– Simplesmente vazia. Simplesmente nada. Não me importo mais. 
Asher surpreende, apesar deste ser seu primeiro livro ele escreve com a sensibilidade e destreza que muitos veteranos ainda almejam. Cativante, doloroso e real, ‘Os treze porquês’ traz aquela vontade de poder voltar no tempo e impedir que tudo aconteça, por Hannah que se foi e por Clay que ficou.
Eu quis ligar pra alguém. Contar o que tinha acontecido, e que doía. Mas não havia ninguém ali. Ninguém com que eu pudesse contar. Ninguém disposto a abrir mão do sono para ouvir minhas queixas. Ninguém que se importasse. Então eu virei pro lado e a dor veio. Rápida. Forte. Devastadora. Senti minha alma se rasgando ao lembrar daquelas palavras. E dói. Ainda dói.
5
 Desafio Literário: Um livro com um número no titulo.
6 comentários em “Jay Asher – Os 13 porquês (Desafio Literário)

Deixe um comentário

