Sem categoria

Markus Zusak – O Azarão

O-AzarãoTítulo original: The Underdog
Trilogia Irmãos Wolf: #1
Autor: Markus Zusak
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 176
Ano: 2012
ISBN: 9788528616439
Tradutor: Ana Resende

 

Narrado em primeira pessoa, o livro apresenta a história de Cameron Wolfe, um garoto de 15 anos perdido na vida e que vive às turras com a família. Trabalha com o pai encanador e sua mãe está sempre brigando com os filhos. Todos moram juntos numa casa pequena.Steve é o mais velho e mais bem-sucedido. Sarah é a segunda, e está sempre dando uns amassos com o namorado. Rube é o terceiro e o mais próximo de Cameron. Os dois, além de boxeadores amadores, vivem armando esquemas para roubar lojas e outros locais do tipo. Contudo, os planos nunca saem do papel.Uma história sobre a vida e sobre as lições que dela podem ser tiradas. Um romance de formação que exibe um jovem incorrigível, infeliz consigo mesmo e com sua vida. 

Esse foi o primeiro livro escrito pelo conceituado Markus Zusak, conhecido mundialmente por ter escrito ‘A Menina que roubava livros’, mas que mostra desde ‘O Azarão’ uma enorme sensibilidade ao desenvolver suas histórias.

“Os leitores irão amar e admirar os personagens desse livro que é um tesouro.” 

– New York Times

O livro é narrado em primeira pessoa do ponto de vista de Cam um adolescente de 15 anos que é o caçula de quatro irmãos, Steve o mais velho é o bem-sucedido dos Wolfe que mal olha para Cam indignado com suas ações; Sarah, a única irmã de Cam, está sempre namorando no sofá ou chorando por seus amores e Ruben, apenas um ano mais velho e o mais próximo de Cam. Os quatro moram junto com os pais no subúrbio e levam uma vida humilde.

Você já fez isso?
Só andar.
Só andar, sem ideia de onde vai chegar?

Rube e Cam são os ‘garotos problema’, preenchem suas horas vagas lutando boxe de uma luva só no quintal, roubando placas de trânsito e planejando assaltos mirabolantes que sabem que jamais concretizam.
Aos poucos o leitor acompanha o amadurecimento do protagonista que logo começa a trabalhar aos sábados com o pai, um encanador, num desses trabalhos Cam conhece uma garota real, diferente daquelas da revista, a qual ele jura que se tiver a oportunidade tratará direito, entretanto para quem está pensando que o primeiro amor vai ser a trama principal do livro, se engana.

Às vezes, os sonhos me cobrem; outras, arrancam a carne da minha alma ou levam embora meu cobertor, me deixando sozinho, com frio.

Cam é um garoto perdido que luta desesperadamente pela concretização do ‘eu’, ele quer se encontrar, quer reconhecimento, quer fazer sua existência valer. Numa casual análise ele faz
perguntas que todos nós já nos fizemos ou faremos um dia, o protagonista divide com o leitor angústias, frustrações e as vezes vitórias, não só dele, mas como de sua família.

 E, agora, observo o azarão no meio do círculo lutar, pôr-se de pé, cair e voltar a se apoiar nos quadris e nos pés, e lutar de novo. Ele continua na luta, por mais que caia. Levanta.Algumas pessoas comemoram. Outras riem agora e xingam.

A narrativa também é composta pela parte “inconsciente” do protagonista, no final de cada capítulo podemos observar um sonho de Cam, o que serve para complementar sua personalidade, além disso revela ao leitor coisas que nem o personagem sabe.

Bem, este é basicamente o fim, então, as resposta devem estar nas próximas páginas. Duvido que surpreendam você, mas nunca se sabe. Não sei se você é inteligente ou burro. E até onde sei, você podia ser Albert Einstein

Eu me apaixonei por esse livro, me apaixonei por cada detalhe dele, por seus personagens e situações vezes banais e vezes únicas, gosto como o diálogo soa pessoal. Markus Zusak é sem dúvidas um excelente autor, não só por um título, mas por vários.
5
Anúncios

2 comentários em “Markus Zusak – O Azarão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s