Sem categoria

Lois Lowry – A Escolhida (Desafio Literário)

A-escolhida

Título original: Gathering Blue
O Doador: #2
Autor: Lois Lowry
Editora: Arqueiro
Páginas:192
Ano: 2014
ISBN: 9788580413472
Tradutor: Fabiano Moraes
Kira, uma órfã de perna torta, vive em um mundo onde os fracos são deixados de lado. A partir do momento da morte de sua mãe, ela teme por seu futuro até que é perdoada pelo Conselho de Guardiões. A razão é que Kira tem um dom: seus dedos possuem a habilidade de bordar de forma extraordinária.
Ela supera a habilidade de sua mãe, e lhe cabe a tarefa que nenhum outro membro da comunidade pode fazer. Enquanto seu talento a mantêm viva e traz certos privilégios, ela percebe que está rodeada de mistérios e segredos, mas ninguém deve saber sua intenção de descobrir a verdade sobre o mundo.
Este é o segundo livro da tetralogia ‘O Doador’ e ele vem para acalmar o leitor. Nesse volume esqueça Jonas com suas aventuras e a vontade de lutar contra o sistema, agora é Kira, a jovem garota de apenas duas sílabas que te guiará nesta nova história.
Em A Escolhida o ambiente e personagens são diferente de O Doador de Memórias, até os costumes são outros, embora possa ser notado semelhanças como o descarte de pessoas deficientes ou doentes que não podem trabalhar em pró da comunidade.

E foi o medo que a impulsionou naquele momento, apoiada em seu cajado. Ela lançou um último olhar para o corpo sem vida que um dia abrigara sua mãe e perguntou-se aonde poderia ir.

Kira é uma jovem que acaba de perder a mãe, portadora de uma deficiência na perna não sabe ao certo o que vai ser de seu futuro, temendo voltar para sua comunidade e ser mandada para a morte, mesmo assim, determinada segue seu caminho de volta, pretendendo reconstruir sua vida. Quando finalmente chega Kira se depara com sua casa queimada e a ameaça das mulheres da vizinhança que exigem seu terreno para outras finalidades.

Ameaçada de ser apedrejada Kira convence as mulheres a levar a história ao conselho para que este decida sobre seu futuro e assim é feito. No outro dia a líder das acusadoras e Kira vão ao conselho e apresentam a história, a acusadora defende seus ideais enquanto para Kira é escolhido um membro do conselho para defendê-la, visto que a menina é muito jovem.

Orgulhe-se de sua dor. Você é mais forte do que aqueles que não sentem dor alguma.

Kira tem a vida poupada por causa do seu dom, o dom de bordar coisas que ninguém mais consegue, sendo isso de grande utilidade para o conselho a jovem terá o privilégio de bordar a túnica do cantor, onde está bordada toda a história do mundo e onde futuramente ela própria continuará a “contar” história.

Sinceramente a história de A Escolhida é supérflua, sinto falta da curiosidade que Jonas apresentava assim como sua determinação voraz levando-o a agir, já Kira é complacente em diversos pontos, embora inteligente e com um pressentimentos certeiros, continua na posição de boa menina, o que pode ser intencional, pois o final te leva a pensar em futuras amarrações no terceiro e quarto volume da série.

Lois Lowry possui uma capacidade magistral de construir mundos reais e imaginários. A civilização futurista de A escolhida é uma de suas mais poderosas criações.

                                                                                                                                             Booklist 

Quanto a forma de escrever, Lowry continua impecável, ela faz uma narrativa em terceira pessoa soar tão pessoal quanto uma na primeira pessoa, a construção da comunidade de Kira, embora mais simples que a do primeiro livro, é bem estruturada. Suas personagens são carismáticas e contribuem em pró do todo, alinhando a história desenvolvida.

4

Desafio Literário: Um livro com mais de 100 página

Anúncios

3 comentários em “Lois Lowry – A Escolhida (Desafio Literário)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s