textos

Hoje sinto que cresci bastante…

crescer 2

Quando eu era pequena desejava crescer, e depois que cresci um pouco o que desejava absurdamente era ser maior de idade, independente e dona de mim. Obviamente aos seis ou quinze anos não tinha noção do que era ser adulta, e agora aos poucos vou aprendendo.Entre nesse árduo aprendizado descobri que crescer é como sair da caverna de Platão e adentrar na realidade que antes eram apenas sombras na parede. Aprendi também que é abrir mão do que quer para o que é possível. É estar cansado e não ter tempo para hobbies como pintar, ler, escrever, fotografar, viajar, dançar, atuar ou as vezes até mesmo fazer bolinho de chuva aos domingos porque tem obrigações que são prioridade absoluta.

E a parte mais difícil disso, digo, de crescer, é ver o que ama acabar. Porque eu aprendi que quando crescemos tudo parece que resolve se acabar, sejam programas de TV, guloseimas dos anos 1990 ou o rock dos anos 1980, fatidicamente tudo se vai, e no topo dessa amarga lista estão as pessoas que foram eternamente suas uma vida inteira e que a própria eternidade as roubou,e então as coisas tornam-se mais difíceis, ao contrário do que o eu de seis ou quinze anos costumava pensar.

Evidentemente, crescer, e digo como sinônimo de envelhecer e não de amadurecimento ou evolução do ser que somos, também tem lá suas virtudes. Podemos ir ao bar no meio da semana com os amigos e jogar conversa fora até sermos expulsos, descobrir quem são seus verdadeiros amigos, afinal, eles estão ao seu lado nos bons e maus momentos a anos, crescer é poder dirigir sem um destino exato, melhor, poder dirigir! Aproveitar mais os momentos, os relacionamentos e até aprender a gostar de si mesmo.

Crescer também é aprender que somos seres do plural, de sociedade, de co-dependência e isso é unicamente maravilhoso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s